Deixe um comentário

Excelente estreia da Yser Racing Team nas pistas africanas

Bernardo Moniz da Maia no Rally TT Estoril-Portimão-Marrakech 2010 (Foto: D. R.)

Foi em ambiente de festa que terminou a primeira edição do Rali Estoril-Marraquesh! Foram quase quatro mil quilómetros percorridos, 1790 dos quais em especiais cronometradas, com a Yser Racing Team a causar sensação naquela que foi a estreia dos seus pilotos e navegadores em competição em terras de África. O segundo e sexto lugar conquistados, respectivamente, por Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor espelham apenas parte da magnífica exibição que a equipa rubricou numa prova em que, além de um leque de adversários bem mais experiente, havia que ultrapassar obstáculos totalmente desconhecidos.
Depois de assegurar nas etapas portuguesas a pontuação máxima em termos de Campeonato de Portugal de TT, fazendo com que a luta pelo título esteja de novo relançada, Filipe Campos entrou em África admitindo o “handicap” que advinha do facto de esta ser a sua estreia numa prova neste continente e era sabido que o deserto marroquino não ia apresentar facilidades. Pois o resultado final, além de estar claramente acima das expectativas da equipa, acaba por provar que a Yser Racing Team e as suas capacidades não se resumem às provas nacionais. O resultado obtido, a forma como a formação abordou a prova e como a disputou reflectem, acima de tudo, que também fora de portas tem condições para lutar pela vitória, ficando claro ao longo da corrida que, por exemplo, com um pouco mais de “rodagem” neste tipo de etapas, Filipe Campos podia ter lutado pelo triunfo até ao cortar da linha de chegada.
Sem esconder alguma emoção, Filipe Campos revelou-se convicto de ter rubricado uma magnífica exibição e vários “furos” acima do que o próprio podia, há uns dias atrás, vaticinar. “Acho que fizemos um rali excelente. Nunca esperei poder estar hoje aqui em Marraquesh a comemorar a conquista do segundo lugar e a apenas seis minutos do vencedor, que aproveito para felicitar. Arrancar para uma prova deste tipo, sem qualquer experiência das pistas marroquinas, comportava riscos, mas, acima de tudo, era um “handicap” enorme e colocava-me em desvantagem face a uma parte importante dos concorrentes em prova, situação que condicionava de forma clara qualquer expectativa em termos de resultado. Estou, como se percebe, muito contente. Foi uma rali fantástico que nos levou por pistas exigentes e desafiantes, mas paralelamente, muito divertidas.”
Para Filipe Campos, parte importante do nosso sucesso deve-se “ao magnífico trabalho realizado pelo Jaime Baptista. Ele surpreendeu tudo e todos com uma habituação super-rápida aos truques relacionados com a navegação e isso foi importantíssimo para chegarmos onde chegámos. Esta foi, sem dúvida, uma vantagem enorme e a ele se deve o facto de termos conseguido andar tanto tempo na frente da prova, até à penúltima etapa, e conseguir este segundo lugar, que nos enche a todos de orgulho.”
Pois Jaime Baptista revelou-se também muito orgulhoso pelo desempenho neste Rali Estoril-Marraquesh e confessou que “tinha enormes reservas sobre aquilo que conseguiríamos fazer sem qualquer experiência nestas pistas. A verdade é que nos desenvencilhámos muito bem dos obstáculos e, com excepção para a primeira etapa, que foi, na realidade, aquela em que sentimos maiores dificuldades em termos de navegação, depressa conseguimos superar esse falta de “rodagem” e andar ao ritmo de equipas que conhecem bem melhor os truques destas pistas e acabámos por superar a maioria delas. Estamos todos de parabéns por este segundo lugar, mas, principalmente, por mais esta mostra que demos das nossas capacidades.”
Pois de parabéns está também a dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor que, com maiores ou menores dificuldades, também superaram todos os obstáculos, terminando no sexto lugar final. Para Bernardo Moniz da Maia, esta foi “uma experiência incrível! Gostei muito de disputar esta prova. Em termos de corrida propriamente dita a nossa prestação teve altos e baixos, algo que se deve claramente à nossa falta de tarimba. As dunas, a navegação, o tipo de piso e o ritmo a imprimir, foi tudo novo para nós. Acima de tudo não posso deixar de sublinhar que toda a equipa está de parabéns e chegados aqui a Marraquesh a sensação geral é a do dever cumprido. Terminámos no sexto lugar, mas cientes de que o “top five” estava ao nosso alcance não fosse a penalização de duas horas que tivemos na sexta etapa. Ainda assim, acho que estivemos muito bem. A Joana fez um óptimo trabalho e acabámos por chegar a Marraquesh muito satisfeitos, acima de tudo pelo facto de termos superado o desafio.”
Foi de sorriso nos lábios que Joana Sotto-Mayor entrou no último posto de controlo do Rali Estoril-Marraquesh, sublinhando a sua alegria pelo facto de “termos chegado aqui sem referências, sem experiência nenhuma, e termos conseguido este resultado. Houve dias mais complicados que outros, nomeadamente no plano da navegação, mas estamos aqui, fomos sextos da geral e isso é que conta.”
Para fechar com “chave de ouro” esta sua participação no Rali Estoril-Marraquesh, Filipe Campos venceu a derradeira especial, deixando o segundo classificado, Eric Van Loon, a 1m29s, enquanto o vencedor da prova, Leonid Novitskiy foi terceiro, tendo gasto mais 1m39 que Filipe Campos a cumprir os cerca de 70 quilómetros da etapa. Bernardo Moniz da Maia foi 13º da geral num troço que, apesar de ser o último, não foi mais fácil de “navegar”.
Cumprido o Rali Estoril-Marraquesh, a Yser Racing Team regressa à competição para disputar a Baja 500 Portalegre, que estará na estrada entre os dias 28 a 30 de Outubro.

Classificação Final
1º Leonid Novitskiy/Andreas Shulz (BMW), 21h06m10s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), a 6m37s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq (Chevrolet), a 1h04m50s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 1h18m29s
5º Pierre Lachuame/Jean Brucy (Bowler), a 4h21m47s
6º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 5h18m31s

Texto: Press-Realese Yser Racing Team

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s