Deixe um comentário

BMW X-Raid participa com quatro carros no Rali de Marrocos

As viaturas da equipa BMW X-Raid no Dakar 2010 (Foto: D. R.)

A equipa BMW X-raid inscreveu cinco BMW X3 CCs no OiLibya Rali de Marrocos, como parte integrante do processo de constituição e preparação da equipa para o Rali Dakar em Janeiro, na Amércia do Sul. A prova tem lugar em Zagora, entre 17 e 23 de Outubro de 2010.


O francês Stéphane Peterhansel e o co-piloto Jean-Paul Cottret venceram o rali no ano passado representando a equipa alemã X-raid e este ano encabeçam a equipa de cinco na região Norte de África.
O conterrâneo Guerlain Chicherit participa igualmente na prova marroquina de seis dias depois de ter alcançado o quinto lugar da geral no Rali Dakar deste ano, como piloto da X-raid. O campeão da Taça do Mundo do ano passado será navegado pelo experiente co-piloto Michel Périn, vencedor do Rali Dakar por três vezes.
A completar o line-up estarão o polaco Krzysztof Holowczyc, o segundo lugar da Rali de Marrocos do ano passado Leonid Novitskiy e o português Ricardo Leal dos Santos, sendo que todos representarão a X-raid na prova rainha de todo-o-terreno do próximo ano, o Rali Dakar. O trio de X3CC será co-pilotado pelo Belga Jean-Marc Fortin, pelo alemão Andreas Schulz e pelo português Paulo Fiúza, respectivamente.
Peterhansel e Cottret lutarão pela terceira vitória em Marrocos num espaço de sete anos – a dupla francesa venceu a prova igualmente em 2004. A dureza e a exigência da prova organizada pela NPO tornam óbvia a escolha do director Sven Quandt de incluí-la na preparação para o Dakar. O terreno marroquino é inequivocamente intransigente para veículos de todo-o-terreno a a X-raid será capaz de testar os componentes dos motores, sistema de refrigeração, suspensões e transmissões, bem como pneus, no duro piso do deserto, pistas rochosas, dunas e atravessando áreas de difícil navegação, onde o papel do navegador é crucial para o sucesso da equipa. A equipa BMW X-raid providenciará uma sessão de testes e desenvolvimento de quatro dias antes do rali, enq eu também participarão o piloto alemão Stephan Schott e o navegador Holm Schmidt, uma das cinco equipas já confirmadas do alinhamento da X-raid para o Rali Dakar 2011.
O evento terá como base um bivouac central em Zagora, Marrocos, com a competição a ter início a nordeste da cidade com 320 km de sector selectivo na segunda-feira, 18 de Outubro. A segunda etapa de 261 km na terça-feira, 19 de Outubro, leva os participantes por um oceano de dunas e permite um teste rigoroso da equipa na preparação para o severo Deserto do Atacama na América do Sul no próximo ano. O terceiro sector selectivo, com 281 km, cruza a região de Maharch e as equipas atravessarão o erg Chegaga mediante duas voltas competitivas de 160 km na quarta etapa, na quinta-feira, 21 de Outubro. No penúltimo sector selectivo de 249 km na sexta-feira 22 de Outubro os participantes transpõem as montanhas a este de Zagora na região ocupada pela tribo berbere Ait-Attas. O rally termina com um sector selectivo de 158 km no sábado, dia 23 de Outubro, com uma combinação de pequenas dunas, pistas rápidas e de navegação difícil, antes de terminar em Zagora.

Texto: Press-Release BMW X-Raid

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s