Deixe um comentário

Rali de Espanha: Final dramático da JWRC com vitória para Aaron Burkart!

Aaron Burkart foi o ultimo vencedor da JWRC 2010 (Foto: D. R.)

A última ronda do Campeonato do Mundo de Ralis Júnior (JWRC) teve lugar na Catalunha, Espanha. A organização do rali escolheu um traçado misto de terra e asfalto, que veio dar um novo sabor a este rali, tradicionalmente disputado em pisos de alcatrão.
Esta prova foi nomeada por nove pilotos da categoria Junior. Ambos os aspirantes ao título de Campeão do Mundo de Ralis Júnior – o Piloto Suzuki, Aaron Burkart, e o da Citroën, Hans Weijs – aqui lutaram pelo título e o piloto local espanhol, Yeray Lemes, também surgiu para demonstrar as suas performances aos fãs espanhóis. Infelizmente, o outro piloto da Suzuki Sport Europe, Karl Kruuda, não conseguiu autorização dos organizadores para participar na prova espanhola, pois dada a sua tenra idade, não podia conduzir nas estradas locais sem infringir as regras de trânsito. Foi um rude golpe para a Suzuki Sport Europe Team, pois o piloto não pôde defender a sua 3ª posição no campeonato.
Antes desta prova, Aaron Burkart detinha a liderança no Campeonato, com 7 pontos de vantagem sobre Hans Weijs. O objectivo de Aaron era, claro, garantir os pontos necessários para chegar ao título de Campeão JWRC. No primeiro dia, conforme esperado, Weijs, Lemes e Burkart começaram desde cedo a sua luta pessoal. A etapa terminaria com Lemes na liderança, seguido de Weijs e Aaron no 3º lugar.
A Suzuki Sport Europe não se rogou a esforços no desenvolvimento do seu Swift S1600 ao longo de toda a temporada, mas ainda assim o infortúnio atingiu Aaron, que se viu obrigado a desistir da luta no segundo dia, sendo relegado de 3º para 6º, enquanto Lemes mantinha a liderança e Weijs o 2º lugar. Para o último dia a única hipótese que restava a Aaron era de ultrapassar os dois pilotos que estavam à sua frente e esperar que o local Yeray Lemes se mantivesse na frente e Hans Weijs ficasse atrás deste.
No penúltimo dia Aaron fez um trabalho excelente. Não baixou os braços e manteve a pressão sobre os seus rivais. Tinha de o fazer e, assim, recuperou até 4º, sabendo o quão imprevisível são os ralis e que a sorte muda a qualquer instante. Desta feita, as difíceis condições atingiram Yeray Lemes, mas também Hans Weijs, sendo que ambos passaram pela liderança da prova. Mas, a duas classificativas do final, a sorte voltou a mudar, sendo que Hans Weijs caía para 3º e Lemes regressava à liderança.
No final, a vitória no rali ficava para Yeray Lemes, seguido do búlgaro Todor Slavov, e só depois Hans Weijs, com Aaron Burkart em 4º. Com isto Aaron conquistava 12 pontos, suficientes para garantir que terminava a temporada à frente da tabela de pilotos e, com isso, conquistava o seu primeiro título de Campeão JWRC! Depois da dupla vitória de Per-Gunnar Anderson, Aaron Burkart é o terceiro piloto a sagrar-se Campeão do Mundo Júnior ao volante de um Suzuki Swift S1600.
No final do rali Aaron Burkart comentava: “Agora estou tão mais satisfeito. A semana começou muito mal, quando capotei durante um teste que fizemos na 2ª Feira desta semana, sendo que até pensei que não podia participar no rali. Mas a equipa fez um excelente trabalho e construiu-me um carro novo em 3 dias, o que é fantástico! O rali começou bem, já que estive sempre em luta com o Yeray Lemes e o Hans Weijs, mas no sábado a quebra de um parafuso de fixação obrigou-me a desistir. Na altura pensei que tudo estava perdido e fiquei, naturalmente, muito desapontado. Mas nos ralis tudo pode acontecer. Não baixei os braços e sabia que tinha de chegar ao 4º lugar para ter uma hipótese vencer. Sinto muito pelo Hans, pois também ele teve um problema técnico nos momentos finais da prova. Consegui e, por isso, quero agradecer à Suzuki Sport Europe Team toda a ajuda que me deu na conquista deste título!”
Por seu turno, Mr. Nobuhiro Tajima, Chairman da Suzuki Sport, comentou: “A Suzuki Sport Europe tem estado presente no JWRC desde o início deste Campeonato JWRC e nele tem tido um papel preponderante. Estamos simultaneamente satisfeitos e orgulhosos do que conseguimos, já que conquistámos o título por três vezes! Gostaria de agradecer a todos os nossos apoiantes, de quem a nossa equipa recebeu tantas mensagens de incentivo. Nos dois últimos anos chegámos ao título do JWRC com o P-G Andersson e agora estamos satisfeitos por ter conseguido o ceptro de Campeões outra vez! Em nome da Suzuki Sport Europe gostaria de agradecer ao Aaron pelo esforço empregue e dar-lhe os parabéns pelo seu primeiro título JWRC”.
“A partir do próximo ano, a Suzuki Sport Europe irá juntar-se à Monster Sport Europe, e continuar activa no desporto automóvel. Tivemos de o fazer devido às decisões da F.I.A. em substituir o Campeonato do Mundo Júnior em 2011 pelo WRC Academy, onde não podem participar automóveis da categoria S1600, pelo que a Suzuki Sport Europe já tomou a decisão de fechar as suas instalações na Hungria no final de 2010 e transferir as suas operações para a Monster Sport Europe, no Reino Unido. Assim sendo, o Aaron Burkart fez um excelente trabalho no último ano da história do JWRC.”

Texto: Press-Release Suzuki Sport Europe

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s