Deixe um comentário

ERC/Rallye du Valais: Rossetti vence na festa do título europeu

Luca Rossetti somou três triunfos no ERC 2010 (Foto: Frantisek Dusek)

Terminou no passado sábado a edição de 2010 do European Rally Championship (ERC), com o Rallye du Valais na Suíça que teve como vencedor, Luca Rossetti que assim confirmou o segundo titulo europeu, que havia assegurado na sexta-feira, ao pontuar na 1ª Etapa.
Ao contrário da 1ª etapa, o italiano do Abarth Punto S2000 teve um dia tranquilo, batendo o suíço Florian Gonon com um Subaru Impreza STi por 1 minuto e 36,3 segundos. Gonon ainda passou pela liderança entre a 8 e 10ª posição.
No 3º posto terminou uma das surpresas do rali, Thierry Neuville que foi até ao cantão Suíço de Valais para testar a competitividade do Citroën DS3 R3T e conseguiu, onde venceu inclusive dois troços à geral, os primeiros do novo carro francês. O belga aproveitou no último troço, o abandono de Michal Solowow para subir ao pódio, fechando o rali a 5 minutos e 15 segundos de Rossetti.

Thierry Neuville venceu dois troços com DS3 R3T (Foto: Frantisek Dusek)

Gregoire Hotz, homem habituado aos pisos de asfalto com gelo, foi um dos lideres do rali, mas dois furos no Peugeot 207 S2000 na sexta-feira, o impediram de lutar pela vitória, caindo para o 10º lugar, mas no sábado não baixou os braços e recuperou até o 4º lugar, após ter sido o mais rápido em seis ocasiões durante o rali.
A fechar o Top 5 do Rallye du Valais ficou Andrea Crungola com Renault Clio R3 Maxi que chegou a dar muitas “dores de cabeça” a Neuville, mas um furo o fez perder a batalha, ficando a dois minutos do belga.
O ERC chegou ao fim numa época em que a competição internacional mais antiga de ralis do mundo, voltou a viver uma crise de participantes, contrariando a lista de registados na FIA, houve na maioria dos ralis, listas de inscritos pobres, apenas nas provas elegíveis para o IRC e no Rallye 1000 Miglia onde há uma forte participação local, é que as listas foram mais interessantes.

Classificação Final

Texto: Marco Nóbrega (ralisnet@gmail.com)
Foto: Frantisek Dusek

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s