Deixe um comentário

F1/Abu Dhabi: Sébastien Vettel vence e é Campeão do Mundo

Vettel, o mais jovem Campeão do Mundo de Formula 1 (Foto: Getty Images)

Sébastien Vettel venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi e, com o sétimo lugar de Fernando Alonso e o oitavo de Webber, conquistou o título deste ano.
O piloto alemão dominou completamente a corrida de hoje, depois de partir bem da pole-position, imprimiu um ritmo intenso que lhe permitiu afastar-se de Lewis Hamilton que foi quem mais se aproximou do jovem da Red Bull. Quando o inglês da McLaren ficou preso atrás de Robert Kubica, que com pneus duros parou apenas na quadragésima sexta volta, após o seu pit-stop Vettel ficou descansado no comando, podendo lançar-se para uma vitória á frente de Hamilton e de Button que, no entanto, não lhe garantia o título.
Fernando Alonso arrancou da terceira posição do grid e bastava-lhe um quarto lugar para vencer o campeonato deste ano, desde que Mark Webber terminasse no segundo posto ou pior.
O espanhol, com um arranque em que não arriscou muito – como era esperado –, perdeu um lugar para Jenson Button, mas manteve o australiano atrás de si, o que lhe abria excelentes perspectivas para garantir o ceptro.
Porém, a situação de Alonso complicou-se decisivamente quando Mark Webber avisou a equipa que estava a ficar sem pneus traseiros, tendo os homens da equipa de Milton Keynes ordenado o seu piloto a entrar imediatamente nas boxes, estavam decorridas onze voltas.
A Ferrari mandou Felipe Massa parar duas voltas depois, mas quando o brasileiro saiu atrás de Webber, esperou mais duas voltas para decidir trocar de pneus ao espanhol. Este conseguiu manter a sua posição relativa ao australiano, mas ficou nos escapes de Vitaly Petrov e ainda com Nico Rosberg à sua frente – que tinham trocado de pneus aquando do Safety-Car despoletado pelo incidente que envolveu Vitantonio Liuzzi e Michael Schumacher – o que lhe garantia, na melhores das hipóteses, o sexto lugar após todos os pilotos realizarem os pit-stops – claramente insuficiente face à liderança de Vettel.
Fernando Alonso tinha, portanto, que ultrapassar o mais rapidamente possível o russo da Renault e depois tentar fazer o mesmo a Nico Rosberg, enquanto Webber se mantinha no encalço do espanhol, mas com uma atitude completamente derrotada, nunca se mostrando capaz de incomodar o seu rival.
O piloto da Ferrari tudo tentou, mas na única vez que conseguiu colocar-se em posição de tentar a ultrapassagem, o Petrov defendeu-se muito bem, mantendo o espanhol atrás de si, enquanto este via as suas possibilidades de se sagrar Campeão esfumarem-se a cada volta que passava.
Quando na quadragésima sexta volta, faltavam nove para o final da corrida, Kubica, que rodava no segundo posto, parou para trocar pneus e saiu à frente de Petrov, Alonso passou a ter mais um piloto entre si e o desejado quarto posto, que lhe dava o ceptro, o que deu a estocada final nas suas aspirações ao título de 2010.
Mark Webber teve uma prestação decepcionante e, quando era obrigado a recuperar posições, limitou-se a seguir Fernando Alonso sem nunca esboçar qualquer ataque. O australiano chegou mesmo a dar um toque nos muros ainda antes da sua paragem nas boxes, quando tentava acompanhar o espanhol, terminando num decepcionante oitavo lugar, logo atrás do piloto da Ferrari, que viu o título escapar-lhe devido a uma má decisão estratégica.
Felipe Massa terminou no décimo posto no encalço de Jaime Alguersuari que tentava ultrapassar desde que tinha saído das boxes, na décima terceira volta das cinquenta e cinco que compunham a corrida que sagrou Sébastien Vettel como o Campeão Mundial de 2010.
Lewis Hamilton e Jenson Button acompanharam Vettel na subida ao pódio que o consagrou como o mais jovem Campeão da história da Fórmula 1.

Classificação

Texto: Jorge Girão (www.sportmotores.com)
Foto: Getty Images
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s