Deixe um comentário

WRC/Wales Rally GB: Loeb vence, Armindo Araújo e Xavi Pons campeões

Loeb despediu-se dos WRCs a vencer (Foto: Mcklein)

…e assim fechou-se o ciclo dos World Rally Cars no mundial de ralis. Mas antes foi preciso ver uma vez mais Sébastien Loeb fazer aquilo que sempre fez durante a regência dos WRC actuais, vencer e desta feita no Wales Rally GB. Mas quem também teve motivos para festejar foi Armindo Araújo que pela segunda vez consecutiva é Campeão do Mundo de Produção (PWRC) e Xavi Pons que é o primeiro Campeão do Mundo S2000 (SWRC).
No que toca à ultima etapa do rali britânico, Sébastien Loeb começou logo ao ataque e fugir as investidas de Petter Solberg com o Citroën C4 WRC privado, vencendo as duas primeiras classificativas, o suficiente para manter-se até ao fim na liderança. Já o Norueguês ainda andou perto do campeão francês, mas uma ligeira saída de estrada na penúltima classificativa deitou por perda a hipóteses de vencer, terminando a 19,1 segundos de Loeb.
O patamar inferior do pódio ficou para o melhor Ford Focus WRC em prova, o Jari-Matti Latvala, que com este resultado assegurou o vice-campeonato. Latvala ainda venceu um troço, fechando o rali com uma vantagem de 18 segundos para o seu companheiro de equipa, Mikko Hirvonen.
Dani Sordo foi o último piloto com um WRC 2000cc Turbo a vencer uma classificativa do mundial, despindo-se da temporada com um 5º lugar, à frente dos pilotos da Stobart Henning Solberg e Matthew Wilson.
Kimi Räikkönen fechou a época de estreia no WRC na 8ª posição à frente do piloto do Subaru Impreza WRC Mad Ostberg.

Xavi Pons é o primeiro Campeão da SWRC (Foto: Petr Eliáš)

Andreas Mikkelsen foi o 10º classificado e assegurou a sua primeira vitória na SWRC e logo com a sua nova equipa a Skoda UK. Mas nesta competição que fez a fez a festa foi Xavi Pons que com o terceiro lugar se sagrou campeão da SWRC, nesta que foi a 1ª edição desta competição direccionada para os Super 2000. Craig Breen com o Ford Fiesta S2000 foi o segundo classificado no rali.

Armindo Araújo Bicampeão da PWRC (Foto: Petr Eliáš)

Na PWRC, foi Ott Tanak, ao volante do Subaru Impreza WRX STi, o grande dominador do fim de semana, onde venceu de forma contundente no País de Gales, onde foi secundado por Armindo Araújo que na companhia de Miguel Ramalho assegurou pela segunda vez consecutiva o titulo mundial da Produção. Haydon Paddon igualmente com um Mitsubishi Lancer Evo X foi o terceiro classificado. Flodin principal adversário de Armindo Araújo foi 5º.
O Campeonato do Mundo de Ralis de 2010 chegou ao fim e fechou um ciclo de 14 anos com os World Rally Cars, abrindo caminho a uma nova geração de carros, estes 1600 Turbo e que irão dominar os ralis nos próximos anos.

Classificação Final

Texto: Marco Nóbrega (ralisnet@gmail.com)
Foto: Mcklein e Petr Eliáš (eWRC.cz)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s