Deixe um comentário

WRC: Loeb começa época a dominar

Sebastien Loeb vence Rali de Monte Carlo 2012 (Foto: D. R.)

Sebastien Loeb reforçou a sua posição de rei em Monte Carlo, ao conseguir na companhia de Daniel Elena o sexto triunfo na prova monegasca, deixando ainda mais para trás os anteriores recordistas Sandro Munari, Walter Rohrl e Tommi Makinen.
No final da prova o francês afirmava “É o Monte Carlo, o meu rali!” E não deixou quaisquer duvidas em relação a isso. Teve de suportar a pressão de Jari-Matti Latvala no início, mas a saída de estrada deste mostrou que estava a andar acima dos limites. A partir daí Loeb fez o seu rali, que foi sistematicamente muito mais rápido que o dos adversários. Como se isso não fosse suficiente ainda arrecadou os 2 pontos do triunfo na PowerStage.
Daniel Sordo conseguiu um importante 2º lugar, provando a competitividade do Mini em asfalto. Teve uma fase em que lutou com Petter Solberg, mas depois “foi-se embora” com uma certa ajuda da Ford. A marca que tem os Fiesta WRC bem se pode queixar da sua estratégia. Além de ter um carro que já é batido pelo Mini em asfalto, ainda falhou em algumas alturas chave nas escolhas de pneus, e com isso teve de se contentar com o 3º lugar na estreia de Peter Solberg com o Fiesta.
Uma ligeira decepção foi o 4º posto de Mikko Hirvonen. É certo que o segundo piloto é para ficar atrás do seu “chefe de fila”, mas perder 4 minutos para Sebastien Loeb é demasiado. Fica a duvida se isto foi por ser nas condições especiais de Monte Carlo, onde há muitos factores a incidir nas prestações.
Evgeny Novikov conseguiu um excelente 5º lugar, com o russo a conseguir uma sólida prestação que já lhe estava a fazer alguma falta. François Delecour mostrou que “quem sabe nunca esquece” e quando havia neve e gelo com fartura, o francês mostrou que com um rali todo nessas condições tinha andamento para chegar ao pódio.
Pierre Campana foi o primeiro homem a “comprar” o segundo lugar na equipa oficial Mini. Poderia ter feito melhor, mas queixou-se de alguma dificuldade em adaptar-se ao carro, o que evidencia que o Mini oficial será bem diferente do Mini privado que usava o ano passado. Ott Tanak esteve bem mais calmo que em outros rali, dada a sua necessidade de terminar ralis e ganhar experiência. Isso justifica o seu 8º lugar final.
Martin Prokop foi o 9º depois de bater Armindo Araújo numa luta que durou até ao final do rali. No derradeiro troço Prokop atacou para defender o seu 9º lugar e Armindo optou por não arriscar e assegurar um 10º lugar em arranque de temporada.
A reportagem deste rali não ficaria completa sem uma referência a Sebastien Ogier que teve uma violenta saída de estrada quando era o 6º classificado a meter um Skoda S2000 entre os WRC. Também Per-Gunnar Andersson merece referência por ter desistido bem perto do final com o Proton, quando era o melhor dos S2000.

Classificação final:
1º Sebastien Loeb / Daniel Elena – Citroen DS3 WRC – 4h32m39,9s
2º Daniel Sordo / Carlos del Barrio – Mini JCW WRC – a 2m45,5s
3º Petter Solberg / Chris Patterson – Ford Fiesta WRC – a 3m14,2s
4º Mikko Hirvonen / Jarno Lehtinen – Ford Fiesta WRC – a 4m06,8s
5º Evgeny Novikov / Dennis Giraudet – Ford Fiesta WRC – a 6m03,4s
6º François Delecour / Dominique Savignoni – Ford Fiesta WRC – a 7m47,9s
7º Pierre Campana / Sabrina de Castelli – Mini JWC WRC – a 8m31,4s
8º Ott Tanak / Kundar Sikk – Ford Fiesta WRC – a 10m34,2s
9º Martin Prokop / Zdene Hrusa – Ford Fiesta S2000 – a 16m10,7s
10º Armindo Araújo / Miguel Ramalho – Mini JCW WRC – a 16m06,6s
(…)

Texto: José António Marques | Sportmotores.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s