Deixe um comentário

IRC: Jan Kopecký vence nas Canárias

Jan Kopecký no Rally Islas Canárias 2012 (Foto: IRCseries)

Num autêntico ‘golpe de teatro’ no Rali Islas Canárias, Andreas Mikkelsen perdeu o triunfo para Jan Kopecký no derradeiro troço da prova depois de se ter visto a braços com problemas no motor do seu Skoda Fabia S2000.

A prova espanhola, segunda do IRC 2012, foi palco dum intenso duelo entre o piloto checo da Skoda e o campeão em título, Andreas Mikkelsen. Ao longo dos dias de competição aqueles que eram os favoritos nunca estiveram separados por mais de 5 segundos e o mínimo erro determinaria o vencedor.

Mikkelsen esteve na liderança durante todo o primeiro dia apesar de Kopecky anular parte da vantagem nas classificativas mais longas naquela que foi também uma guerra estratégica. Nesse sentido, o piloto da Skoda UK deixou o comando no final da primeira etapa pois essa era uma forma de melhor poder controlar o andamento do seu rival.

Logo no começo da segunda etapa, Mikkelsen atacou e recuperou a liderança. No entanto, problemas de motor no último troço cronometrado levaram o norueguês a ceder quase 32 segundos ao seu rival e perder quase sobre a meta aquela que seria a sua primeira vitória numa prova em asfalto.

Mesmo estando ausente da competição com uma boa viatura há cerca de quatro anos, Luís Monzon cedo se cotou como o melhor depois dos pilotos oficiais da Skoda e assegurou o lugar mais baixo do pódio apesar do seu Peugeot 207 S2000 ter evidenciado na primeira etapa problemas com a caixa de velocidades.

Sepp Wiegand terminou em quarto depois dum duelo inacabado com Herman Gassner pois o piloto da Red Bull despistou-se logo na primeira classificativa da segunda etapa. Um longo rol de abandonos entre os pilotos habituais do IRc permitiu que Jonathan Perez fosse quinto na frente dos pouco potentes mas muito eficazes Suzuki Swift S1600 de Joan Vinyes e Gorka Antxugesti, os melhores duas rodas motrizes. Robert Consani, 12º, foi o melhor da Produção na estreia do Renault Megane RS.

1 Kopecký Jan / Dresler Pavel Škoda Fabia S2000 02h21.46,5
2 Mikkelsen A. / Floene Ola Škoda Fabia S2000 +28,3
3 Monzón Luis / Deniz Jose C. Peugeot 207 S2000 +03.13,6
4 Wiegand Sepp / Gottschalk Timo Škoda Fabia S2000 +04.32,0
5 Pérez Jonathan / Velasco Enrique Peugeot 207 S2000 +07.29,3
6 Vinyes Joan / Mercader Jordi Suzuki Swift S1600 +09.00,3
7 Antxustegi G. / Suárez Gabriel Suzuki Swift S1600 +09.18,9
8 Marrero Angel / Marrero Victor Honda Civic Type R3 +11.27,4

Texto: João Faria | Autosport.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s