Deixe um comentário

Comissão Organizadora do Rali Vinho esclarece saída do ERC

A Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira enviou uma exposição á FIA relativamente á retirada da sua prova do calendário europeu de ralis para 2013.

COMUNICADO DO CLUB SPORTS DA MADEIRA – RALI VINHO MADEIRA / CAMPEONATO DA EUROPA DE RALIS.

EXPOSIÇÃO RALI VINHO DA MADEIRA / CAMPEONATO DA EUROPA 2013

Dear Mr Jonathan Ashman
Para que não subsistam quaisquer dúvidas, em relação à nossa posição sobre o futuro do ERC e a forma como o Club Sports da Madeira / Rali Vinho da Madeira foi tratado em todo este processo, junto enviamos, para conhecimento e …devidos efeitos, uma exposição sobre a situação da passagem da Organização do ERC da FIA para o Eurosport Events Lda

1 – Comunicado da FIA 13/8/2012
Em 13 de Agosto de 2012, recebemos da FIA, para conhecimento e assinado por Mr. Arnaud Crepin – Head of Rally Sporting Department, o seguinte email, que é também do vosso conhecimento:
« Dear Rally Commission Members,
We would like to inform you that the negotiations between the FIA and Eurosport concerning the 2013 FIA ERC have now ended.
Therefore we will be planning for 2013 in the normal manner.
With best regards“Concluímos assim, que todos os Eventos incluídos no ERC 2012, podiam preparar a nova época e as suas provas no ERC 2013, dentro dos mesmos moldes e regulamentos actuais, vigentes na FIA.
A Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira comunicou aos seus, main Sponsors que nada se alteraria para o Campeonato da Europa de 2013, tendo inclusivé, feito uma declaração pública, na sequência do mail recebido e da Inscription request confirmation de 30/7/2012, que foi enviado à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com a confirmação junto da FIA das datas da realização da prova, de 1 a 3 de Agosto e apontando como data alternativa, de 25 a 27 de Julho de 2013, inscrição essa, para o FIA European Rally Championship – Coefficient 20.
Conclusão:
Foi a própria FIA a anunciar que o ERC 2013, se ia organizar, nos mesmos moldes e regulamentos dos anos anteriores e para tal solicitou a inscrição do Rali Vinho da Madeira.
A Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira, apoiou a decisão e começou a preparar a Organização do Evento no ERC 2013.

2 – Press release do World Motor Sport Council de 28/9/2012
Entretanto, após a reunião do World Motor Sport Council de 28 de Setembro, através do press release distribuído e dado conhecimento aos Clubes Organizadores dos Ralis do Campeonato da Europa, que afinal, a FIA, alterando a sua decisão inicial, deliberou que o Eurosport Event Limited era o Promotor / Organizador do FIA European, a partir de 2013, e por um período de 10 anos.
Isto é, contrariando as comunicações anteriores da FIA, são os Clubes Organizadores dos Ralis do ERC, surpreendidos e confrontados com uma nova realidade e uma nova deliberação tomada na reunião do Conselho Mundial da FIA (WMSC).
Após essa comunicação, tomamos conhecimento dum documento confidencial, datado de 25/9/2012, intitulado – FIA European Rally Championship Promotion onde se confirma que a “FIA has entered into negotions with Eurosport Events Limited (EEL) with a view to appoint EEL as Promoter of the FIA European Rally Championship”.
Esse documento, inclui, the Context, the Main Contractual Terms and The Calendar, onde três pontos nos chamam, a nossa particular atenção e preocupação:
i – EEL to liaise with FIA for the elaboration of the ERC calendar proposal to be submitted to the approval of the Rally Commission and the World Motorsport Council (target between 10 to 14 Events, with best 8 to 9 to count for the driver’s title);
(É a EEL que elabora o calendário do ERC e informa a FIA e a Comissão de Ralis. Número de provas 10 a 14 e com o número de 8 a 9 resultados a contar para o título de condutores)
ii – FIA no to put any Event on the ERC Calendar if no Event Agreement in place with EEL;
(a FIA não pode colocar nenhuma prova no Calendário do ERC se não houver acordo com a EEL)
iii – Maximum of 3 ASN hosting both a round of the WRC and ERC in 2013 with objective to progressively reduce it to zero as European Events are progressively dropped for the WRC calendar.
Quanto ao ponto “i” é uma decisão da FIA RALLY Commission mas quanto ao ponto “ii”, fica claro que só farão parte do Calendário do ERC 2013 os Eventos que assinem o acordo com o EEL, nos moldes propostos pelo Eurosport.
Quanto ao determinado em “iii” é preocupante para os ralis em Portugal, pois temos o Rali de Portugal no WRC e o Rali Vinho da Madeira no ERC, tal como Espanha e Itália. E o objectivo é reduzir progressivamente essa presença de Eventos, do mesmo País, no WRC e ERC, reduzindo a uma Prova por País. Esta será uma questão fundamental de ponderação e discussão futura, no tocante à representação dos Ralis Portugueses em Campeonatos Internacionais FIA.
Mas, em nenhum ponto, é referido que o ERC se funde com o IRC. Aliás, também, em nenhum ponto do comunicado é feita qualquer referência ao Troféu IRC e a eventuais direitos dos seus Eventos em serem incluídos no ERC 2013. Podemos, assim concluir, que só há direitos de presença e compromissos anteriores da FIA, para com os Eventos que integram o ERC 2012, sobre a sua inclusão no ERC 2013, desde que aceitem as condições contratuais propostas pela Eurosport Events Limited.
Fica claro, que para a FIA, há um novo ERC. E que a extinção ou não do IRC é uma decisão exclusiva da EEL.3 – Negociações entre os organizadores de ralis do ERC com EEL

Quando a Organização do RVM tomou conhecimento do Press Release da WRCC, fizemos a seguinte pergunta a todos os organizadores do ERC, através de email:
“Now what happen? Where do we stand and what are the steps to follow?”
Após esta nossa solicitação, em 2 de Outubro de 2012, Mr Radovan Novak responde e esclarece, através de email, a todos os organizadores do Campeonato da Europa de Ralis de 2012:
“I will tell you the next steps. Eurosport will negotiate with every organizer about 2013 season and those accept the financial conditions will be in ERC”
Para nós, tudo ficou mais claro e esclarecido. A EEL iria contactar todos os Clubes Organizadores dos Ralis do ERC 2012, propondo as condições financeiras e quem aceitar e tiver budget, o seu rali fará parte do Campeonato da Europa de 2013!
Deixou de ser uma questão desportiva, ou organizativa, de bom ou mau desempenho, de muito ou pouco historial no ERC, de ser melhor ou pior pontuada pelos Observadores, etc, etc, e passou a ser uma questão financeira, de aceitação ou não do contrato financeiro proposto pelo Eurosport. E os organizadores que aceitarem as condições contratuais, têm a sua prova incluída no ERC 2013. Era essa a única garantia da FIA.
4 – Proposta da EEL
Apesar de diversos emails enviados e de diversas solicitações, nunca a Organização do Rali Vinho da Madeira recebeu ou foi contactada, oficialmente e formalmente, pelos responsáveis da EEL e, até ao presente momento, desconhece as condições financeiras e contratuais que a EEL exigiria ao Club Sports da Madeira para fazer parte do ERC 2013. Mais, temos vindo a insistir para a apresentação da proposta, pois será o Governo Regional da Madeira a decidir sobre o seu apoio financeiro e a manutenção do RVM no Campeonato da Europa de 2013.
Reafirmamos, que nunca nos foi apresentado ou comunicado qualquer proposta financeira por parte da EEL, conforme ficou acordado com a FIA. Aliás, alertámos particularmente Mr Marcello Lotti – Director Geral da Eurosport, Mr Jonathan Ashman – Comissão de Ralis FIA, Mr Radovan Novak, Mr. Luiz Pinto Freitas – Presidente da FPAK , e o Gabinete do Presidente do Governo Regional da Madeira, de que não tínhamos sido contactados para a apresentação das condições financeiras da EEL.
 
5 – Calendário Provisório do ERC 2013
Foi com uma enorme surpresa que tomamos conhecimento do Press Release de 5 de Novembro da EEL com o Provisional 2013 FIA European Rally Championship Calendar, onde não consta o nosso Evento – Rali Vinho Madeira 2013 e onde se afirma que foram contactados todos os Clubes Organizadores dos Ralis do Campeonato da Europa, o que não é verdade!
Pela nossa parte, reafirmamos que não fomos oficialmente contactados e desconhecemos em absoluto as condições financeiras, exigidas pela EEL.
De imediato enviámos um email a Mr Jonathan Ashman, Mr Marcello Lotti, Mr Radovan Novak e Mr. Luiz Pinto Freitas, mostrando o nosso desagrado pelo desprezo e humilhação a que uma Organização que está há 34 anos consecutivos no Campeonato da Europa, tinha sido votada pelo EEL e para surpresa nossa, nesse calendário provisório constava o “Rali Sata Açores” evento que nunca fez parte do Campeonato da Europa mas sim da Taça da Europa e, nos últimos anos, no IRC.
E no dia 7 de Novembro de 2012, dirigido ao nosso Clerk of the Course, Mr Pedro Araújo, recebemos um email de Mr. François Ribeiro – Director Desportivo do EEL, afirmando que estavam surpresos com a nossa posição pois Mr Marcello Lotti tinha comunicado por telefone com o Mr José Paulo Fontes and explain him the situation about portuguese round of ERC. And also contact Mr Luiz Pinto de Freitas about our decision.
É claro no email, de François Ribeiro que a EEL decidiu primeiro qual era a prova portuguesa que ia incluir o ERC 2013, e só depois tentou explicar a decisão, por telefone, sem nunca dar a possibilidade do Rali Vinho da Madeira se poder pronunciar.
E até à presente data, não recebemos qualquer contacto com a apresentação dos termos do contrato a assinar com a EEL, pelo que exerceremos sempre os nossos direitos perante a FIA – Comissão de Ralis.
 
6 – Explicação para a inclusão do “Rali Sata Açores” e a exclusão do “Rali Vinho da Madeira”
Como afirmamos e sustentamos nesta exposição em nenhuma comunicação da FIA é referido que os ralis do IRC têm quaisquer direitos sobre as provas do ERC. Aliás, se algum troféu foi extinto foi o IRC. A FIA assinou um acordo com o EEL para a Organização do ERC 2013, não para o IRC 2013, pelo que não existem quaisquer direitos ou contratos ainda vigentes com Eventos do IRC 2012. Dizer que “Açores was under IRC Promoter Agreement with Eurosport Events until end of 2012 with a privileged position for 2013” é estar a sobrepor um Evento do IRC, que não tem quaisquer direitos no ERC, em prejuízo do Rali Vinho da Madeira, que está no direito próprio e há 34 anos no Campeonato da Europa. Não havendo IRC em 2013, não há nenhuma base legal para o prolongamento do contrato. E esta nunca poderá ser uma desculpa, para que o Club Sports da Madeira não seja contactado.
Afirmar “Açores local Governement indicated us their intention to renew their support to the Rali Sata Açores Event Promoter, and enhanced their financial contribuition to ugrade TV signal from highlights package live broadcast operations in 2013” não pode ser argumento válido, porque, era e é, o mote e a justificação para a nossa insistência de apresentação dos termos do Acordo Financeiro a estabelecer, para que o mesmo seja submetido à apreciação do Governo Regional da Madeira, que terá de se pronunciar e decidir sobre o apoio financeiro ao Rali Vinho da Madeira de 2013, neste novo contexto de ser o Eurosport Events Lda a promover a sua organização.Conclusão:

Pelas razões expostas, e não havendo qualquer contacto formal da parte da EEL com a apresentação da proposta para a continuidade do RVM no ERC 2013, iremos recorrer para a FIA e para a FPAK, nos termos desta nossa exposição e com os direitos que nos assistem como Organizadores de uma prova do Campeonato da Europa, dando conhecimento desta nossa posição ao Presidente do Governo Regional da Madeira, às Autoridades Desportivas Internacionais e a todos os Organizadores de Provas do Campeonato da Europa.
Com os nossos cumprimentos.
Funchal, 12 de Novembro de 2012
Club Sports da Madeira
Organizador do Rali Vinho Madeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s