Deixe um comentário

Rali Vinho Madeira na Taça da Europa de Ralis

Bruno Magalhães voltou a vencer a prova que terminou com Vítor Sá e João Magalhães a completar o pódio (Foto: Ralivm.com)

Bruno Magalhães vencedor do Rali Vinho Madeira 2012 o “último” que pontuou para o Campeonato da Europa de Ralis

Segundo declarações ao de Pedro Araújo esta segunda feira na emissão do Programa Circuito Rádio o Rali Vinho Madeira 2013  fará parte da Taça da Europa de Ralis. 

A nova competição da segunda divisão dos ralis europeus,  já tem calendário provisório, onde se integra, como esperado, o Rali Vinho Madeira. A competição coloca uma ênfase grande nas provas a leste europeu, embora as três com maior coeficiente sejam os ralis das 1000 Miglia, Madeira e Astúrias, todas elas oriundas do extinto IRC. A FIA recupera os eventos divididos por coeficientes, vigente no Europeu de Ralis até 2003, com ralis com coeficientes 20, 10 e 5. Para a competição irão contar as três provas de coeficiente 20 mais os quatro melhores resultados das provas de coeficiente 10. Bulgária, República Checa, Espanha e Ucrânia, têm, cada um deles, três eventos.

Esta Taça da Europa de Ralis poderá, como tal, servir de câmara de preparação para uma eventual subida ao campeonato principal e a sua avaliação servirá para fazer descer ou subir o nível dos eventos num meio competitivo como foi outrora para os organizadores. O maior problema da competição poderá ser, contudo, aliciar concorrentes perante o prometedor cenário desportivo e mediático augurado ao campeonato principal.

Por outro lado, esta taça permitirá que pilotos em ascensão de carreira ganhem experiência e notoriedade internacional bem como equipas com meios limitados possam mostrar o seu potencial na ausência de formações mais poderosas e merecedoras doutra divulgação mediática. Os contornos finais da Taça da Europa de Ralis deverão ser conhecidos no final de Novembro.

Deixe um comentário