Deixe um comentário

Sebastien Ogier vence Rali de Portugal Barbosa melhor português

ogier 2

Sebastien Ogier / Julein Ingrassia tiveram em Portugal o “triunfo dos três”. Foi a terceira vitória do ano e foi a terceira vitória desta dupla em Portugal.

Alinhando com alguma debilidade fisica, Ogier mostrou sempre grande rapidez e alguma estrelinha da sorte, porque quando os problemas surgiram nos dois VW Latvala em simultâneo Latvala foi bem mais prejudicado. Para além disso, o VW Polo R WRC mostrou que é superior no primeiro rali do ano que não tem condições específicas, mas a superioridade do carro germânico não foi tão significativa como tinha sido na Suécia e México.

Depois de duas etapas em que os VW Polo R WRC estiveram realmente superiores em perfomance e fiabilidade, o derradeiro dia de prova fez soar os alarmes na estrutura liderada por Sven Smeets. Sebastien Ogier teve problemas de diferencial e perdeu quase 30 segundos em Silves, primeiro troço do dia, mas pior ficou Jari-Matti Latvala que viu um semieixo levá-lo a perder mais de um minuto e com isso o 2º posto para Mikko Hirvonen.
Nos 52km de Almodóvar 1 Ogier já tinha o problema resolvido, mas Lavtala “arrastou-se” e definitivamente teve de se contentar com o 3º lugar. E desta forma se decidiram os lugares do pódio, já que na segunda ronda pelos troços não existiram problemas de maior para os homens a frente. Para a VW ficou mais um triunfo e para a Citroen e Hirvonen o lugar possível que até melhorou com os problemas de Latvala.

No 4º posto ficou Evgeny Novikov que ao longo de todo o fim de semana se queixou de não fazer tempos, tendo ainda deixado transparecer em algumas ocasiões que algo se passava no carro e que a equipa não estaria a corresponder. Nasser Al-attiyah foi 5º numa prova em que mostrou o seu andamento normal. Andreas Mikkelsen acabou por conseguir o 6º lugar devido aos problemas de direcção assistida, mas ficou patente que o seu andamento está muito longe do de Ogier e Latvala. Apesar dos problemas de ontem, Martin Prokop conseguiu o 7º tempo, sendo ele o melhor das equipas verdadeiramente privadas.

No WRC2 Lappi Esapekka dominou com grande à vontade ao volante do competitivo e fiável Skoda Fabia S2000. No WRC3 Bryan Bouffier foi o dominador conseguindo colocar o pequeno Citroen DS3 R3T no “top 15”. Na Junior WRC que ontem terminou, o sueco Pontis Tidemand foi o vencedor.

Entre os portugueses o triunfo acabou por ficar para Miguel J. Barbosa depois de Bruno Magalhães ter em consequência de um toque na última especial acabou por desistir a escassos centenas de metros do parque de assistência final.

Referência para a “powerstage” onde os “retornados” Mads Ostberg, Thierry Neuville e Daniel Sordo apostaram para levar 3 pontos. Só que as contas sairam-lhe furadas quando Sebastien Ogier arriscou e ainda somou 3 pontos aos 25 do triunfo. Ostberg e Latvala ficaram com os pontos restantes.

Classificação final:
1º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia – VW Polo R WRC – a 4h07m38,7s
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen – Citroen DS3 WRC – a 58,2s
3º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila – VW Polo R WRC – a 4m04,5s
4º Evgeny Novikov / Ilka Minor – Ford Fiesta WRC – a 5m27,7s
5º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini – Citroen DS3 WRC – a 7m43,5s
6º Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula – VW Polo R WRC – a 9m39,8s
7º Martin Prokop / Michal Ernst – Ford Fiesta WRC – a 15m04,2s
8º Mads Ostberg / Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC – a 15m43,6s
9º Khalid Al Qassimi / Scott Martin – Citroen DS3 WRC – a 15m56,9s
10º Lappi Esapekka / Janne Ferm – Skoda Fabia S2000 – a 16m21,0s
11º Robert Barrable / Stuart Loudon – Ford Fiesta S2000 – 27m57,5s
12º Daniel Sordo / Carlos del Barrio – Citroen DS3 WRC – a 30m36,8s
13º Bryan Bouffier / Xavier Panseri – Citroen DS3 R3T – a 31m13,8s
14º Sepp Wiegand / Frank Christian – Skoda Fabia S2000 – a 31m24,1s
15º Nicolas Fuchs / Fernando Mussano – Mitsubishi Lancer Evo X – a 35m46,9s

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s