Deixe um comentário

Miguel Barbosa vence no Ervideira Rali TT

Miguel Barbosa está muito perto de alcançar o 4º título (Foto: AIFA)

 

O campeão nacional em título, Miguel Barbosa, selou mais um triunfo no Vinhos Ervideira Rali TT. Ao volante do Mitsubishi Racing Lancer, impôs um ritmo inalcançável para a concorrência e, por isso, foi com alguma naturalidade obteve o seu sétimo triunfo na prova alentejana.

 

No arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Paulo Ferreira, em Nissan Navara conseguiu o segundo lugar, a quase sete minutos do vencedor, enquanto André Amaral, no Proto X3, obteve o primeiro pódio da sua carreira.

 

Com dupla passagem por um percurso com 155 quilómetros, as equipas concorrentes tiveram de enfrentar um traçado duro, depois de um Inverno muito chuvoso que deixou marcas no terreno. O muito público aproveitou o dia primaveril para assistir à prova e teve direito a um excelente espectáculo.

 

Durante a manhã, Barbosa andou ao ataque e quando chegou ao final do sector selectivo já tinha mais de seis minutos de vantagem sobre o segundo classificado. À tarde impôs um ritmo mais lento mas ainda assim rápido só que problemas na direcção assistida do Mitsubishi Lancer impediram-no de manter a vantagem.

 

A luta pelo segundo posto foi renhida. Primeiro foi André Amaral que ocupou essa posição, mas depois teve de a ceder para Paulo Ferreira que se apresentou rápido e consistente desde o início da prova de Reguengos. Pedro Grancha, pelo contrário, não conseguiu ser regular como habitual. De manhã perdeu cinco minutos quando o motor do BMW se desligou e à tarde fez cerca de 100 quilómetros com anomalias no sistema de pressão de gasóleo. No final, acabou em quarto.

 

Hélder Oliveira também foi muito irregular. Depois dos problemas de turbo no BMW, que o impediram de andar como desejava na super especial, o piloto de Barcelos encetou uma recuperação notável e no último ponto de controlo antes da chegada já era terceiro. Contudo, o alternador do seu carro deixou de funcionar e Oliveira acabou por cair para a quinta posição final.

 

No final, Miguel Barbosa estava aliviado por ter chegado ao fim e garantido o triunfo. “Tivemos problemas de direcção assistida. Felizmente conseguimos manter algum ritmo. Estou um pouco surpreendido por não ter sido ultrapassado em pista. Pensei que seria. Foi um final muito duro e estou muito satisfeito por termos conseguido alcançar o nosso objectivo, que era a vitória. O mais importante não é ser a sétima vitória aqui mas o facto de ter sido a primeira do ano. Há quem diga que esta é a minha prova talismã, espero que assim continue”, afirmou o campeão nacional.

 

Paulo Ferreira e André Amaral também tinham razões para celebrar apesar de não terem ganho. Para o segundo classificado, quase soube a vitória. “Foi um grande resultado para pessoas pouco experientes como nós. É fantástico e muito motivante obter um lugar como este”, afirmou no final.

 

Na categoria T2, Edgar Condenso acabou por conquistar mais um triunfo, depois de uma corrida muito atribulada para vários concorrentes, como o caso de António Bayona que abandonou devido a acidente.

 

No T8, o vencedor foi César Sequeira enquanto no Desafio Mazda, João Rato, vencedor das duas últimas edições desta iniciativa monomarca, garantiu mais uma vitória.

 

Classificação final

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h23m05,8s

2º P. Ferreira/J. Monteiro  Nissan Navara  a 6m56,4s

3º A. Amaral/N. Ramos  Proto X3   a 12m38,9s

4º P. Grancha/I. Ponte  BMW X1   a 14m05,6s

5º H. Oliveira/F. Palmeiro  BMW Serie 1 Proto  a 14m23,8s

6º P. Graça/N. R. Silva  Nissan Navara  a 18m20,0s

7º A. Martins/J. Marques  Nissan Navara  a 32m31,7s

8º J. Rato/J. Amaral  Mazda BT-50 (1º Desafio) a 36m23,3s

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s