Deixe um comentário

Automodelismo: Madeirenses de regresso ao Campeonato Nacional

modelis

Os madeirenses estão de volta ao campeonato nacional de automodelismo em 2013. André Goncalves é um deles, o piloto do Aeroclube da Madeira mudou-se de malas e bagagem para o continente português devido à sua vida académica mas não deixou a modalidade na Madeira, aproveitando para participar no campeonato nacional na escala 1/10-200 e encontra-se no 2ª Lugar do Campeonato.

O Paulo Rodrigues (Red Bull) é outro dos madeirenses do ACM que participa nos nacionais em 2013, a sua vida profissional levou-lhe a mudar a nossa ilha pelo continente. o RC-Madeira falou com os pilotos sobre esta aventura.

RC-Madeira – Está a correr o Campeonato nacional, dificuldades e principais diferenças neste salto para o Nacional?

RedBull- Esta a correr relativamente bem, as principais diferenças são as pistas, que para mim são desconhecidas e encontrar um Setup ideal demora o seu tempo, e estamos em cada volta a medo de algum erro ou toque e regra geral nas ultimas voltas da prova é que realmente estamos a perceber o traçado e a aproveitar a pista. (sinceramente já tenho saudades do grip da Pista da cancela).

André Goncalves – O campeonato está a correr bastante bem tendo em conta que este ano acaba por ser mais para conhecer as pistas. Comparando v com o regional acaba por ser mais exigente pois envolve pistas diferentes com traçados muito diferentes do regional.

RC-M adeira -Esperava estar nesta posição nesta altura do campeonato? Achas ter argumentos para melhorar esta posição?

RedBull – Sinceramente a posição de campeonato não é referência para mim este ano, é um ano de aprendizagem, conhecimento dos diferentes traçados e diversão essencialmente. Neste momento não me consigo dedicar o que gostaria a modalidade devido a motivos profissionais, mas espero obter em cada prova o melhor resultado possível.

André Goncalves –Sinceramente não estava a espera de nenhuma posição em específico pois como referi este ano é mais para conhecer as pistas, portanto a posição que me encontro já a considero bastante boa.

RC-Madeira -Quem é o líder deste campeonato? Qual a sua opinião como adversário a esse piloto? Uma qualidade desse piloto?

RedBull – Bruno Coelho é um piloto de excelência muito calmo, competitivo e de fair play, impressionante ver o ritmo e exatidão nas linhas de corrida, sem dúvida dos melhores a nível nacional.

André Goncalves –O líder é o Bruno coelho sem dúvida alguma um excelente piloto muito acima dos restantes participantes do campeonato. Uma das qualidades que mais me chama à atenção é a capacidade de concentração do Bruno ele e capaz de fazer muitas voltas sem fugir à trajectória.

RC-M adeira -Qual a real competitividade deste campeonato e qualidade/número de praticantes?

RedBull – A competitividade é muito forte especialmente na escala 1/8, sinceramente muitos bons pilotos todos dentro do mesmo nível, boas lutas durante as provas e bom ambiente entre todos os pilotos. Quanto ao número de praticantes, claro que quantos mais melhor, mas 16/18 pilotos nesta escalam já é um campeonato muito bom.

André Goncalves – O campeonato e sem dúvida tão competitivo como quaisquer outro, no entanto existe bastante respeitei entro todos os pilotos assim como um excelente espírito de interajuda. O número de pilotos varia de prova para prova nas a média deverá rondar perto do número de pilotos do regional, ligeiramente menos.

RC-M adeira -O que deverá mudar/melhorar deste campeonato? Como atrair mais concorrentes?

RedBull – É sempre complicado dar a nossa opinião quanto ao melhorar ou mudar devido sempre as divergências de opiniões. Talvez alguma coisa em certas regras para evitar situações como a prova de Monsanto deste ano em que muitos pilotos, eu inclusive fomos penalizados de certa forma, mas enfim…Este desporto tem tendência a crescer, apesar dos custos especialmente na escala 1/8 mas existe muitas pessoas com interesse em iniciar neste desporto cabe também aos pilotos / logistas/representantes da modalidade, também dar um pouco de ajuda e conhecimento a estas novas pessoas.

André Goncalves –Não estou a ver assim nada que mudando vá atrair muitos mais participantes, a meu ver o principal problema são os custos e quanto a isso não existe nada a fazer.

RC-M adeira -Apoios e agradecimentos?

RedBull – Gostava de agradecer ao Sr. Cesar e Bruno Coelho, pelo apoio e disponibilidade que ambos têm dado, assim como toda a equipa da RRF (Rolando, Dantas, Lopes e Ricardo).

André Goncalves –Gostaria de agradecer ao César e ao Bruno Coelho, Pedro Praça, Franco Vilarinho, Hugo Mendes e ao Miranda(pai e filho) pela ajuda e o espírito de divertimento que me foram proporcionando, também ao RedBull que me ajudou bastante sem duvida umas das peças mais importantes. À equipevending pela ajuda que me deu no inicio do ano para a aquisição do novo chassis. E a peça mais importante de todas aos meus pais pois sem eles nada disto seria possível.

Classificação Campeonato Nacional após 4 provas – http://www.fepra.pt/media/documentos/FEPRA-4a-provaCN-110-PISTAAMVR-Vila-Real.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s