Deixe um comentário

Nani Roma vence Dakar 2014 Hélder Rodrigues foi quinto nas motos

roma14

Nani Roma venceu a edição 2014 do Dakar Argentina Bolivia Chile depois de uma derradeira etapa onde Stephane Peterhansel de certa forma consentiu o triunfo do espanhol. 

No final da etapa de 5ª feira as ordens na Mini eram para manter posições sem correr riscos, mas na penúltima etapa Nani Roma teve uma perfomance menos conseguida e Peterhansel assumiu a liderança. Hoje havia a expectativa de ver se iria haver luta a sério nas hostes da Mini, mas logo nos primeiros quilómetros da etapa ficou notório que o triunfo na prova estava reservado para Roma. É o primeiro triunfo de Nani Roma nos automóveis no Dakar.

Com os principais Mini sem correr riscos, a discussão no triunfo da etapa ficou para Giniel de Villiers e Krzysztof Holowczyc, apesar de Nani Roma em dada altura ter andado perto destes dois pilotos. Acabou por ser De Villiers a dar o primeiro triunfo à Toyota numa etapa, garantindo assim o 4º lugar na geral, atrás de Nasser Al-Attiyah. Para Al-Attiyah o Dakar não correu de feição e o sonho do triunfo foi adiado. Para De Villiers foi mais uma boa prestação do sul-africano com um carro que não tem argumentos técnicos para competir com os Mini. O Toyota foi o unico a intrometer-se no meio dos cinco Mini mais rápidos da prova que constam da classificação final.

Orlando Terranova foi 5º tendo perdido algum fulgor na fase final da prova. O brasileiro que é navegado pelo luso Paulo Fiuza teve no entanto uma edição com boas recordações graças a algumas boas prestações onde se inclui o triunfo na 11ª etapa, no entanto não conseguiu bater Giniel de Villiers. Krzysztof Holowczyc foi 6º e bem tentou vencer pelo menos uma etapa, mas até nesta derradeira tirada apareceu um adversário que não deixou concretizar o desejo do polaco.

O polaco Marek Dabrowski conseguiu um excelente 7º lugar na sua estreia nas quatro rodas. Este ex-motard conduzia outra das Toyota Hilux oficiais. Depois do abandono de Carlosa Sousa, coube a Christian Lavieille defender as cores da chinesa Great Wall, e o veterano francês esteve bem ao levar o Haval H8 ao 8º lugar final.

O jovem polaco Martim Karczmarski veio ao Dakar apostado em aprender com as melhores condições possíveis, e para isso socorreu-se de um Mini e do experiente navegador português Filipe Palmeiro. No final teve o 9º lugar da geral, depois de uma época onde marcou presença na Taça do Mundo de TT a preparar-se especificamente para o Dakar. Também em Mini ficou o russo Vladimir Vasilyev que fechou o “top-ten” nesta sua segunda participação no Dakar.

Nas motos Cyril Desprees venceu a etapa, mas a festa do triunfo foi, como expectável, para Marc Coma numa KTM. Jordi Viladoms também em KTM e Olivier Pain numa Yamaha completaram o pódio da categoria. O melhor português na geral foi Hélder Rodrigues com o 5º lugar na geral. Nos quads o triunfo foi para o chileno Ignacio Casale numa Yamaha.

Classificação da 13ª etapa:
1º De Villiers – Toyota – 1h57m07s
2º Holowczycz – Mini – a 23s
3º Vasilyev – Mini – a 43s
4º Roma – Mini – a 1m40s
5º Terranova – Mini – a 1m53s
(…)

Classificação Final:
2º Nani Roma / Michel Perin – Mini All4 Racing – 50h44m58s
2º Stephane Peterhansel / Jean-Paulo Cottret – Mini All4 Racing – a 5m38s
3º Nasser Al-Attiyah / Lucas Cruz – Mini All4 Racing – a 56m52s
4º Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz – Toyota Hilux – a 1h19m07s
5º Orlando Terranova / Paulo Fiuza – 4º Mini All4 Racing – a 1m27m44s
6º Krzysztof Holowczyc / Konstanti Zhiltsov – Mini All4 Racing – a 3h55m42s
7º Marek Dabrowski / Jacek Czachor – Toyota Hilux – a 5h34m25s
8º Christian Lavieille / Jean Pierre Garcin – Haval H8 – a 5h35m50s
9º Martim Karczmarski / Filipe Palmeiro – Mini All4 Racing – a 6h58m12s
10º Vladimir Yasilyev / Vitalyi Yevtyekhjov – Mini All4 Racing – a 6h59m34s
(…)

Publicada originalmente às 16h10m e actualizada às 17h11m com o resumo da etapa.

Poderá agora seguir-nos também no Facebook em SPORTMOTORES.COM ou no Twitter em @SportMotoresCom

About programacircuito

Circuito é um programa de informação sobre o desporto motorizado transmitido no Posto Emissor do Funchal à segunda-feira das 20:00 às 21:00. Com a apresentação de Avelino Dantas, todas as semanas o Circuito coloca em antena entrevistas, reportagens e comentários sobre todas as actividades de desporto motorizado que se realizam na Região Autónoma da Madeira, em território nacional e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s