Deixe um comentário

C.R.T.M: Baetas vencem a primeira desta época

baeta trial santa 2014Disputou-se no passado domingo nos Lamaceiros, concelho do Porto Moniz, a 1ª prova do “Campeonato Regional Trial Resistência Madeira – 2014”, com mais uma vitória dos Irmãos Baeta na classe Extreme e da equipa Auto Jeitinho na classe promoção.

Perante o numeroso público que deslocou-se até à pista para presenciar o evento, as equipas e as suas máquinas percorreram por várias vezes este circuito fechado, superando com a mestria e rapidez necessárias as diferentes partes do traçado, proporcionando grandes momentos de adrenalina para pilotos e co-pilotos.

Assistiu-se a um verdadeiro duro teste de resistência, típica deste género de provas, não só às capacidades das viaturas mas também dos homens por detrás das mesmas, desafio ao qual o público não ficou indiferente, manifestando-se ruidosamente cada vez que havia uma ultrapassagem ou quando alguma equipa superava um obstáculo de uma forma mais espetacular.

Logo no Prólogo assistiu-se já a fortes andamentos, pois aos detentores da volta mais rápida de cada classe seria atribuído 1 ponto extra na classificação do campeonato. Na classe “Promoção” a pole-position foi conseguida pela equipa Vulcanizadora 25 de Abril de Nuno Berenguer/Filipe Marques e na “Extreme” foi a vez da equipa Team Baeta, Manuel e Jorge Baeta, obter o melhor tempo e o respetivo o 1º lugar na grelha de partida.

Conforme o programado, às 12:30 teve lugar a prova destinada à classe “Promoção”, com 7 equipas presentes. A partida foi um momento de muita emotividade, com todos os pilotos à procura da melhor posição para abordar a primeira curva do circuito. Ao longo da prova o equilíbrio foi a nota dominante nesta classe, pois durante muito tempo houve várias equipas a disputar a liderança da corrida. Durante a prova ocorreram diversas ultrapassagens, momentos de grande intensidade emocional para as equipas e para o caloroso público ali presente que incentivava constantemente as equipas. Após quase duas horas de trabalho árduo, os minutos finais de prova foram determinantes para a classificação geral, obrigando a um último esforço dos concorrentes com o objetivo de dar pelo menos mais uma volta que os adversários. Como prémio pelo esforço despendido nesta fase final de prova, a vitória a sorriu à Auto Jeitinho com Bruno Camacho ao volante e Bruno Rodrigues como co-piloto.

 

Pódio da Classe “Promoção”

 

Equipa

Piloto

Co-Piloto

Viatura

VOLTAS

Auto Jeitinho

Bruno Camacho

Bruno Rodrigues

Toyota BJ40

19

Team Márcio Andrade

Márcio Andrade

Manuela Andrade

Mitsubishi Pajero

18

Móveis Vieira

José Vieira

Sérgio Vieira

Mitsubishi Pajero

16

Às 15:30 foi dada a partida para a classe “Extreme”, que teve 8 equipas inscritas. Nesta classe as viaturas apresentaram-se com um nível de preparação ainda mais elevado, sendo por demais evidente as enormes evoluções técnicas perante uma viatura 4×4 de série, um reflexo da forte aposta das equipas nesta vertente do todo-o-terreno.

A partida da classe “Extreme” foi igualmente vivida com grande intensidade, pois o roncar agudo dos motores impressionaram todos os que presenciaram esta singular fase da prova. Mal a bandeira verde foi mostrada, as equipas dispararam em direção ao primeiro obstáculo do circuito e o mais trabalhoso, a “poça”. Logo aqui viu-se uma grande azáfama na procura da melhor posição de subida e amarração de cintas nos pontos de ancoragem. O público começou logo a puxar pelas equipas neste primeiro obstáculo, um prenúncio daquilo que viria a acontecer em todos os outros, com destaque especial para a forte inclinação de um dos últimos obstáculos da pista, onde os guinchos desempenharam um papel preponderante na forma e na velocidade com que superavam tal desnível.

A luta pelas posições cimeiras foi intensa, e cada obstáculo era abordado pelas equipas como um possível ponto de ultrapassagem, tentando também perder o menor tempo possível na sua transposição. Ao passo que a corrida ia aproximando-se do seu tempo limite, as equipas Land 4×4 Madeira, Team Baeta e 100TTerra iam destacando-se do restante grupo e disputaram entre si o lugar mais alto do pódio, com a vitória a ser alcançada pela equipa dos irmãos Baeta, Manuel e Jorge Baeta, ao fim das 2 horas de resistência.

 

Pódio da Classe “Extreme”

 

Equipa

Piloto

Co-Piloto

Viatura

VOLTAS

Team Baeta

Manuel Baeta

Jorge Baeta

Toyota FJ40

13

Land 4×4 Madeira

Omar Neves

Vítor Silva

Land Rover Defender

13

100 TTerra

Diogo Sousa

Vítor Oliveira

Nissan Patrol

12

O entusiasmante público que esteve hoje nos Lamaceiros vibrou com a prestação dos concorrentes, dando uma demonstração de grande paixão pela modalidade, pelo que deixamos já aqui a informação de que a 2ª prova do “Campeonato Regional Trial Resistência Madeira – 2014” terá lugar a 25 de Maio no mesmo local, mas desta feita com alterações ao traçado já programadas pela organização.

About programacircuito

Circuito é um programa de informação sobre o desporto motorizado transmitido no Posto Emissor do Funchal à segunda-feira das 20:00 às 21:00. Com a apresentação de Avelino Dantas, todas as semanas o Circuito coloca em antena entrevistas, reportagens e comentários sobre todas as actividades de desporto motorizado que se realizam na Região Autónoma da Madeira, em território nacional e no mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s