Deixe um comentário

Ogier venceu Rali de Portugal 2014

ogierRaliPT2014Foi em Portugal que conseguiu a primeira vitória da sua carreira no mundial, mas Sebastien Ogier tomou-lhe o gosto e hoje somou o quarto triunfo na prova portuguesa. Ao início não foi fácil, mas com o desenrolar da prova confirmaram-se os prognósticos.

Apesar de ser o favorito, juntamente com a Volkswagen, Ogier viu a lama da 1ª etapa baralhar-lhe um bocado o desempenho, com os Ford e Daniel Sordo no Hyundai a fazer-lhe frente. Mas assim que na 2ª etapa os pisos se apresentaram mais secos, foi o festival do francês e do VW Polo R WRC a confirmar o favoritismo que lhe era atribuído, garantindo um triunfo acompanhado de 3 pontos extra por vencer a Powerstage. O campeonato fica assim com o seu líder isolado, até porque Latvala saiu de Portugal com apenas 2 pontos conseguidos na Powestage.

Foto: Pedro ContenteMikko Hirvonen sai de Portugal com um 2º lugar que lhe deverá saber a triunfo. As prestações do finlandês têm sido más, mas em Portugal Hirvonen esteve a excelente nível e só as limitações do Ford Fiesta WRC lhe impediram de continuar a desafiar Ogier. Teve Ott Tanak na luta até o estónio bater, o qual mostrou que merecia o lugar na equipa principal.

Mads Ostberg encerrou o pódio com um Citroen DS3 WRC que já não está ao nível competitivo a que nos tinha habituado. O norueguês seguiu de perto a luta pela liderança, e foi aproveitando os deslizes que motivaram a desistência de Latvala e Tanak. Apostou muito na Powerstage, mas aí viu-se Foto: Pedro Contentebatido pelos VW. O seu companheiro de equipa Kris Meeke estreava-se em Portugal, mas enquanto esteve em prova revelou sempre dificuldades em sair dos lugares recuados.

Andreas Mikkelsen conseguiu o 4º lugar, mas não conseguiu disfarçar a sua falta de perfomance. Esteve em luta com Henning Solberg, e este sim foi autor de uma boa prova no regresso ao WRC. Aos 41 anos e com um Ford Fiesta que não será dos mais competitivos, Solberg deu boa conta de si, e os problemas no Polo de Mikkelsen ainda lhe permitiram lutar com o seu compatriota. Também uma excelente prova de resistência a que foi protagonizada por Martin Prokop, brindada com o 6º lugar final. Os meios que o checo tem à disposição não são comparáveis aos dos adversários, por isso um 6º posto é muito bom no panorama actual.

A Hyundai foi a surpresa deste rali, e o 7º lugar final não espelha bem aquilo que os i20 WRC fizeram. Daniel Sordo assumiu-se desde cedo como a “lebre” da equipa, ao ponto de ganhar troços e liderar o rali. A partir da 2ª etapa o ritmo já foi outro, mas ainda assim bom para um carro novo. Foi pena o abandono de Sordo hoje, porque seria um 4º lugar merecido. Assim tiveram o 7º lugar de Thierry Neuville e o 8º de Juho Hanninen, dois pilotos que pagaram os erros que cometeram, e no caso de Neuville pagou também pelos problemas de transmissão que no ultimo troço do rali lhe fizeram perder o 6º posto.

Foto: Pedro ContenteNo WRC2 Nasser Al-Attiyah teve uma animada luta com Jari Ketomaa, mas com o desenrolar da prova o ascendente do piloto do Qatar foi evidente, com relevo para a secção da tarde da 2ª etapa onde Al-Attiyah ganhou uma curta vantagem que nunca mais a perdeu, e que geriu na 3ª etapa. Luta animada também entre Karl Kruuda e Pontus Tidemand pelo 3º lugar que viria a calhar a este ultimo. Esta luta pelo 3º posto foi aquela em que Bernardo Sousa estava a entrar quando se partiu a transmissão do seu Fiesta RRC na 2ª etapa. Ficou fora da luta, mas acabou em 5º do WRC2 neste seu arranque de projecto, e foi o melhor português com o 15º lugar da geral.

E foi assim que terminou o Vodafone Rali de Portugal de 2014. Foi uma prova bem animada, com várias disputas, e com os pilotos a referirem o desafio que este rali continua a representar. Muito publico a assistir a um rali bem organizado, e que para 2015 se deverá manter na região Sul.

Classificação final:
1º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia – VW Polo R WRC – 3h33m20,4s
2º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen – Ford Fiesta WRC – a 43,2s
3º Mads Ostberg / Jonnas Andersson – Citroen DS3 WRC – a 1m12,4s
4º Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula – VW Polo R WRC – a 4m50,5s
5º Henning Solberg / Ilka Minnor – Ford Fiesta WRC – a 5m10,2s
6º Martin Prokop / Jan Tomanek – Ford Fiesta WRC – a 8m27,2s
7º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul – Hyunadi i20 WRC – a 8m32,7s
8º Juho Hanninen / Tomi Tuominen – Hyundai i20 WRC – a 8m51,6s
9º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini – Ford Fiesta RRC – a 10m14,7s
10º Jari Ketomaa / Kaj Lindstrom – Ford Fiesta R5 – 10m26,3s
11º Pontus Tidemand / Ola Floene – Ford Fiesta R5 – 12m21,7s
12º Karl Kruuda / Martin Järveoja – Skoda Fabia S2000 – a 12m35,6s
13º Khalid Al-Qassimi / Chris Patterson – Citroen DS3 WRC – a 15,04,4s
14º Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila – VW Polo R WRC – a 15m53,6s
15º Bernardo Sousa / Hugo Magalhães – Ford Fiesta RRC – a 16m43,0s
(…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s