Deixe um comentário

Volta à Ilha regressa este ano

20190411110446_610a3972_1.jpg

Foi hoje apresentada a Volta à Ilha da Madeira – Rally Histórico, uma prova comemorativa dos 60 anos do Rali Vinho da Madeira (1, 2 e 3 agosto), integrada nas celebrações dos 600 anos do descobrimento da Madeira e do Porto Santo.

Reavivando a história da Volta à Ilha da Madeira, que começou em 1959 e se prolonga até hoje, agora conhecida como Rali Vinho da Madeira (RVM), este evento reflete o interesse dos madeirenses no desporto automóvel. Como tal, a organização, a cargo do centenário Club Sports da Madeira e em colaboração com o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, prevê uma grande adesão à prova, que vai para a estrada nos dias 19, 20 e 21 de julho.

A Volta à Ilha da Madeira integra a componente de regularidade histórica e sport/velocidade, sendo admitidos veículos entre 1959 e 1982. O programa começa na sexta-feira com a tradicional prova noturna, no Caminho dos Pretos e na Ribeira das Cales. Ao longo do dia de sábado realizam-se 5 provas: Serra de Água, Arco de São Jorge, Referta, Santo/Poiso e Terreiro da Luta. Para a manhã de domingo está agendada a prova de perícia na Avenida do Mar, bem no coração do Funchal.

As inscrições iniciam-se dois meses antes da data do evento, mas é esperada boa adesão, quer de madeirenses, como também de participantes vindos do território nacional e até das vizinhas ilhas espanholas, a exemplo do que aconteceu na Primeira Volta à Ilha da Madeira.

Neste sentido, a ligação marítima através do ferry, pode ser uma mais-valia, conforme salientaram a organização e o Governo Regional, que apoia o evento.

Miguel Albuquerque: “Este rali vai ser um sucesso”

O presidente do Governo Regional referiu a importância de apostar em eventos que promovem a Madeira e considerou que, assegurada a linha ferry, estão reunidas as condições para a Região promover e diversificar a oferta de provas desportivas, abrindo as portas da Madeira para o exterior. Este evento pode ser um exemplo disso.

“Não tenho dúvidas de que este rali veio para ficar e que vai ser um sucesso. Os madeirenses sempre gostaram muito do desporto automóvel e há várias gerações com interesse, como consequência do trabalho que este clube fez ao longo dos anos. A Região tem um património único e riquíssimo no domínio dos carros clássicos, que deve ser valorizado e promovido”, afirmou Miguel Albuquerque, agradecendo a todos os que colaboram para este evento e a todos os que têm contribuído para “60 anos de sucesso”.

José Paulo Fontes: “Volta à Ilha na estrada com orgulho e dedicação”

A apresentação da recriada Volta à Ilha teve lugar em frente à sede do Club Sports da Madeira. “Este é um local emblemático, já que na altura, era aqui que começava a prova”, lembrou José Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora.

Revelando os pormenores e o programa do evento, que pretende refletir, no fundo, “o que foi a história da Primeira Volta”, o dirigente lembrou que a prova organizada pelo CS Madeira é “a mais antiga do automobilismo em Portugal” e agradeceu a colaboração de todos os que estão envolvidos neste projeto, para ter “a Volta à Ilha na estrada com orgulho e dedicação”.

Texto e Foto: RALIVM.PT

Anúncios

About Programa Circuito

Com a direção de Avelino Dantas, todas os dias Programa Circuito coloca entrevistas, fotos, reportagens e comentários sobre todas as actividades de desporto motorizado, que se realizam na Região Autónoma da Madeira, em território nacional e no mundo. "Em terra no mar e no Ar"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s