Deixe um comentário

WRC: Rali da Alemanha Sordo lidera rali enlutado

showuserfilebig2-169f

Com 153.70 kms divididos por seis especiais do segundo dia do Rali da Alemanha – a segunda passagem pelo mítica Arena Panzerplatte (41.08 kms) foi anulada devido a um acidente mortal com ambos os ocupantes de um veiculo histórico – o terceiro dia de prova revelou-se um feudo de emoção, excessos e tristeza.

Esta tragédia que enlutou tragicamente a prova, levou aos homens do “ADAC” a ponderaram anular de imediato a prova e as duas passagens pelo igualmente celebre Dhrontal que, segundo notícia oficial, serão entretanto percorridas no dia de amanhã.

Jari-Matti Latvala o então líder na prova, teve um primeiro susto no decorrer do 11.º troço ao embater lateralmente numa árvore, fazendo com a porta do lado de Mikka Antilla, seu co-piloto, não fecha-se totalmente.

Na especial seguinte e quando detinha 14,8 seg. de vantagem sobre Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC) eis que uma saída de estrada fruto da roda traseira direita danificada aquando do embate no troço anterior, voltou a estragar os planos da VW Motorsport em vencer diante do “seu” público, baixando para o sétimo posto ao abrigo das regras do Rally 2.

Na mesma especial (e no mesmo local) o piloto belga teve igualmente uma incursão fora de estrada danificando a traseira e o escape do carro da M-Sport, assumindo no entanto para a liderança da prova.

Em apenas duas especiais, aquele que se tem revelado como a grande surpresa deste mundial perdeu 13,9 seg. para Daniel Sordo (Citroën DS 3 WRC), que num tipo de terreno que cabe-lhe que nem uma luva viria a assumir a prova por apenas 8 décimas de segundo.

Sem dúvida que o ultimo dia promete e muito na luta entre ambos, sem no entanto esquecer que a Citroen vê uma tremenda oportunidade em encurtar significativamente a sua distancia para a VW Motorsport no Mundial de Construtores, decididamente o seu inegável objectivo na presente temporada.

Para reforçar este principio temos um muito regular Mikko Hirvonen numa muito sólida terceira posição, deveras o melhor resultado conjunto da Citroen nos últimos tempos…

Com um dia também para esquecer teve Mads Ostberg. O piloto da M-Sport despistou-se perto do local onde Latvala saiu de estrada e uma mais que sólida quarta posição esfumou-se num ápice, contribuindo infelizmente – e uma vez mais, para trabalho extra para os mecânicos da M-Sport!

Com tudo isto Martin Prokop (novamente o melhor privado em prova) é um mais do que um surpreendente 4.º da geral, onde nem Nasser Al-Attiyah, enquanto em prova, consegui o superar o andamento do piloto polaco.

O piloto do Qatar partiu um braço de suspensão do seu Ford Fiesta RS WRC, no decorrer do 11.º troço regressando igualmente amanhã ao abrigo do Rally 2.

De cortar a respiração tem sido igualmente a luta pela primazia no WRC 2, com Robert Kubica (Citroen DS 3 RRC) e Elfyn Evans (Ford Fiesta R5) a trocarem entre ambos a liderança nesta competição com a jovem promessa britânica a passar por um calafrio quando caiu parcialmente numa valeta.

1. Dani Sordo (Citroen DS 3 WRC), 2h43m48.5s
2. Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC), +0.8s
3. Mikko Hirvonen (Citroen DS 3 WRC), +1m26.8s
4. Martin Prokop (Ford Fiesta RS WRC) +6m06.3s
5. Robert Kubica (Citroen DS3 RRC), +7m33.1s
6. Elfyn Evans (Ford Fiesta R5), +7m40.0s
7. Jari-Matti-Latvala (Volkswagen Polo R WRC), +9m27.0s
8. Hayden Paddon (Skoda Fabia S2000), +10m32.3s
9. Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC), +12m27.8s
10. Evgeny Novikov (Ford Fiesta RS WRC), +14m11.8s

Restante classificação:
http://rally-base.com/2013/adac-rallye-deutschland-2013/?ssId=1929

(Por Carlos Silva)

Fonte: Ralis.Online.pt

Deixe um comentário